sábado, 2 de novembro de 2013

UM ANO SEM UM GUERREIRO AGUADOCENSE - ZÉ TUDE

HOJE FAZ UM ANO QUE PERDEMOS UM DOS MAIORES POLÍTICOS DA REGIÃO ,SENDO ELE FILHO LEGITIMO DE NOSSA HUMILDE CIDADE ÁGUA DOCE. ESTOU ME REFERINDO A José Cardoso do Nascimento (ZÉ TUDE),NÃO PRECISA FALAR MUITO PARA SABER QUEM FOI ESSA FIGURA ILUSTRE QUE SAIU DE ÁGUA DOCE PARA FAZER HISTÓRIA NA CIDADE VIZINHA ARAIOSES.
ÁGUA DOCE É GRATA POR MUITOS DOS SEUS SERVIÇOS PRESTADOS A NOSSA POPULAÇÃO.

SAIBA UM POUCO DA HISTORIA DESSE GUERREIRO AGUADOCENSE .



ZÉ TUDE


Jose Cardoso do Nascimento, filho de Tudes Jose Cardoso e Mariana Pereira Cardoso, nasceu aos 20 de novembro de 1925, em Água Doce antigo Povoado de Araioses (hoje cidade), o Pai pescador e a Mãe de domestica. É o segundo filho dentre os 11 (onze) oriundos do casal (Santino, Zé Tude, Geroncio, Elar Bernon,Elizaldo,Antonio Carlos, Ari, Maria das Graças e Frcª das Chagas). Zé Tudes como era popularmente chamado vem de uma família humilde, teve uma infância árdua, aos 7 (sete) anos de idade já tomava conta de seus irmãos mais novos uma vez que não tinha nem uma Irma, enquanto isso seus Pais trabalhavam na busca do sustento da família.Aos 9 (nove) anos de idade alem de cuidar dos irmãos e estudar, também vendia bolo pelas ruas do antigo povoado Água doce para ajudar nas despesas da casa, quando completou 11 (onze) anos passou a compartilhar com o Pai as pescarias noturnas e durante o dia buscava lenha na mata e vendia aos moradores de sua localidade, quando deixou de pescar a noite, foi trabalhar em uma pequena padaria, já aos 12 (doze) anos e com toda essa atividade, Zé Tude tinha pouco tempo para estudar mas, lembrava com carinho de sua saudosa professora Adelaide Rodrigues.
Vendo todo aquele sacrifício em que Jose ficava homenzinho, por volta dos 14 (quatorze) anos, sua tia Joana Cardoso o convidou para morar com ela em Parnaíba Piauí, pois tinha uma loja aonde deu trabalho ao sobrinho como vendedor, o rapaz mostrava atitude, inteligência e responsabilidade, logo chegou ao cargo de gerente da loja. Como o trabalho era intenso das 4 horas da manha as 11 horas, da noite, o jovem gerente não podia dar continuidade a seus estudos, porem aos 18 (dezoito) anos Zé Tude teve um problema na perna e foi obrigado a largar o trabalho da loja.Como gerente o rapaz teve uma pequena participação dos lucros da loja, que ao retornar a casa dos seus Pais e depois de ser recuperar da doença foi trabalhar de Água Doce a Parnaíba-PI de compra e vendas de animais de corte e gêneros alimentícios, quando não tinha viagem para fazer trabalhava no Igoronhon no abastecimento dos navios cargueiros, com o problema na perna essa atividade tornava-se muito perigosa, assim preferiu continuar com compras e vendas.
Em 1945, aos 20 anos Zé Tude vota pela primeira vez e já desperta sua visão política porem, uma brava pneumonia na época não deixou que o jovem rapaz mostrasse seu instinto político, no entanto o bravo guerreiro não se abateu, aos 23 anos casou-se com Terezinha Albuquerque Silva, Professora em Água Doce onde moraram por uns tempos (a cerimônia do casamento foi na igreja matriz) logo o jovem casal fixou residencialmente no bairro Rodeador já em Araioses, desse casamento nasceram três filhos Haroldo, Jose (este faleceu com 8 dias de nascido) e Raimundo Nonato. Onze anos depois de muitas lutas de altos e baixos pela sobrevivência, Terezinha vem a falecer. O falecimento ocorreu no dia 24/12/1960 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição do qual ficaram 2 filhos.

*SEGUNDO CASAMENTO
Já no segundo casamento com a Professora Bernarda Coutinho de Albuquerque que viveu ate o dia 02/11/2012 o segundo matrimonio nasceram mais três filhos, Laercio, Paulo Henrique e Savia Christiny, e tendo hoje 03 netos e 03 bisnetos.

*A POLÍTICA
 Na vida política iniciou como vereador ao lado da família Freitas Diniz em 1958 eleito pela primeira vez sendo o vereador mais votado pelo povo com 520 votos, em 1962 e reeleito com 680 votos, confirmando o seu trabalho político, depois de quatro mandatos de vereador recebeu o convite para compor uma chapa como vice-prefeito ao lado de Jose Marques Furtado. Em 1976 se lança como prefeito competindo com Tito Ferreira Gomes, Raimundo Ribeiro, Olimpio Jacinto da Cunha e Francisco Machado, Zé Tude sai vencedor MDB, derrubando assim ARENA, partido que era representado pelos outros candidatos.
 
Vereadores Ari Cardoso(irmão de Zé Tude)Neide Costa e o então prefeito Zé Tude.
*TRABALHO COMO PREFEITO
  Prefeito de Araioses por 3 mandatos
 1977 a 1982, 1989 a 1992 e 2005 a 2008.No decorrer de toda sua trajetória política Zé Tude realizou inúmeras obras tanto em Araioses como nos demais povoados pertencentes ao município.Obras como escolas,estradas,ruas calçadas,praças,eletrificação nas zonas rural e urbana,poços nas ruas , caixas d’água entre outras obras também fez reformas nos setores públicos da cidade e contribuiu muito para algumas realizações tanto na política,como na cultura e nas festas religiosas.Zé Tude é conhecido como o prefeito que construiu Araioses,no seu ultimo pleito teve um governo muito conturbado  pois já ao final de suas tarefas e a sua idade  já avançada não permitia mais uma reeleição.
 Se alguém perguntar o que Zé Tude na sua administração de 3 (três) mandatos de prefeito, responda, procure nos povoado e sedes do município que encontrara a resposta para todas as suas perguntas.
Araioses lhe diz: Obrigado e Zé Tude por cuidar tão bem de mim, resgatando os meus valores culturais, projetando-me para o futuro através de obras realizadas durante os anos em que tem me administrava a fim de que os araiosenses possam viver em paz e com amor.

ZÉ TUDE
E disse-lhe Zé Tude:
 “Aos que me deram apoio durante a minha vida política, obrigado !”
“Aos que eu não agradei me perdoe”
“E aos meus familiares estarei sempre presente”
“E aos que querem sempre se lembrar de mim basta olharem em volta de Araioses.”


ZÉ TUDE QUANDO PREFEITO DE ARAIOSES 2005



DADA COUTINHO,ZÉ TUDE E O SAUDOSO GENTIL LIMA(INAUGURAÇÃO  DA APAE DE ARAIOSES -MA

HOMENAGEM SINGELA DO BLOG ÁGUA DOCE URGENTE AO NOBRE GUERREIRO.

ZÉ TUDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário